Estimular o desenvolvimento

1º ao 2º mês de vida • 3º ao 5º mês de vida • 6º ao 8º mês de vida • 9º ao 12 mês de vida • 12º mês de vida

1º ao 2º mês de vida

Lembre-se que, nos primeiros meses o bebé permanece alerta durante poucos minutos!
Tão importante quanto estimular é não estimular demais, se isso acontecer ele vai chorar!

Estimule o desenvolvimento da visão, da audição e do tato. Promova a criação de memórias visuais, auditivas e sensitivas, criando ligações entre diferentes partes do cérebro.

VISÃO

Aproveite cada momento que o seu bebé abre os olhos para olhá-lo olhos nos olhos, sorria e brinque fazendo caretas!

AUDIÇÃO

Enquanto interage com o bebé, fale com ele, num tom meigo e calmo (p.ex. descreva o que está a fazer);

Cante músicas infantis/lengalengas enquanto lhe muda a fralda ou amamenta;

Encontre um momento do dia para dançar com ele ao colo, em forma de embalo, uma música suave;

Nos momentos em que está mais desperto, faça sons simples próximos do seu ouvido (p.ex. com um chocalho ou com as chaves).

TATO

Na rotina do banho ou muda da fralda, realize uma massagem suave no corpo do seu bebé, procurando conhecer cada pequeno pormenor do seu corpo. Se ele se mostrar desconfortável, pare ou experimente fazer apenas em algumas partes do corpo.

  • Chocalhos simples;
  • Brinquedos/bonecos com cores contrastantes (p.ex. branco/preto);
  • Brinquedos/bonecos luminosos (luz pouco intensa).

3º ao 5º mês de vida

A interação dos pais com o bebé é o melhor estímulo neurológico e emocional!
Um boneco, por mais interessante que possa parecer, é sempre um estímulo mais pobre.

Continue a estimular a formação de ligações cerebrais entre diferentes partes do cérebro. Aumente o estímulo para o desenvolvimento psicomotor.

estimule em simultâneo a visão, audição, tato e a coordenação motora

  • Ofereça objetos com cores contrastadas (como preto/branco) e com diferentes texturas (qualquer objeto é bom, desde que não seja cortante ou demasiado pesado; no caso de objetos pequenos, fique sempre atento para que ele não os leve à boca); 
  • Estimule-o a agarrar os objetos na linha média do corpo, mas também com mãos alternadas; 
  • Use objetos que produzam sons ou produza os sons adequados ao brinquedo que está a oferecer;
  • Leia livros com desenhos coloridos! Prefira livros que ele possa mexer sem estragar (p.ex. plástico, pano).

coordenação e desenvolvimento motor

  • Coloque-o de barriga para baixo nos períodos em que está acordado; 
  • Mais próximo dos 4 meses, se tiver uma “bola de pilates”, aproveite para colocar o seu bebé de barriga para baixo sobre a bola e com suavidade movimente-a para a frente e para trás (sempre com cuidado para o bebé não cair).
  • Coloridos, com cores contrastadas e com diferentes texturas;
  • Manipuláveis e que produzam sons (p.ex. quando ele os aperta);
  • Bolas/discos/anéis de plástico interligados que ele consiga segurar com as mãos;
  • Livros coloridos;
  • Ginásio/tapete de atividades para bebés.

6º ao 8º mês de vida

As gargalhadas e o bater de palmas dos pais são um incentivo muito poderoso, faça uso deles quando quer reforçar um comportamento.

Aumente a exigência nas brincadeiras que estimulam a coordenação psicomotora.
Continue a promover em simultâneo o desenvolvimento da visão, audição, tato e da linguagem.

estimule em simultâneo a visão, audição, tato e a coordenação motora

  • Coloque-o de barriga para baixo e incentive-o a rolar/arrastar-se para chegar aos objetos;
  • Coloque-o sentado (apoiado por almofadas) e estimule-o a chegar a objetos cada vez mais afastados dele (pendentes mais altos que ele, à frente e dos lados).
  • Ofereça objetos que façam sons;
  • Coloque-o à frente do espelho e mostre-lhe onde estão o seu nariz, boca, olhos… e os dele. Incentive-o a tocar com a mão no seu nariz enquanto lhe vai dizendo “nariz”;
  • Leia livros com desenhos coloridos ou que produzam sons! 

permanência do objeto

  • Com ele sentado no seu colo e o espelho à frente, tape com um pano o espelho e pergunte “Onde está (nome dele)?”. Estimule-o a tirar o pano. Esconda-se atrás do pano e pergunte “Onde está a mamã?”. Faça o mesmo com objetos.

linguagem e audição

  • Imite sons que o seu filho produz, olhando-o. Quando ele repetir esse som, mostre-se muito contente (bata palmas, dê gargalhadas). 
  • Macios (madeira/borracha/pano) que produzam sons quando se abanam ou apertam;
  • Mordedores;
  • Caixas para encher e esvaziar;
  • Livros coloridos.

9º ao 12º mês de vida

Experimentar a frustração, quando é recusado algo que se deseja, faz parte do desenvolvimento saudável.
Ajude o seu filho a saber lidar com essa emoção, ficando ao lado dele, acarinhando e dizendo que percebe que ele está triste porque queria… mas não pode ser.

Ajude-o no desenvolvimento de conexões cerebrais superiores (noção de permanência do objeto, causa-efeito). 
Continue a estimular de modo mais exigente o desenvolvimento psicomotor.

permanência do objeto

  • Continue a realizar as brincadeiras já referidas, mas aumente a dificuldade (p.ex. brinque com várias caixas e esconda um objeto por baixo de uma delas e depois incentive-o a procurar o objeto).

causa-efeito

  • Ofereça brinquedos com botões, que provoquem diferentes acontecimentos;
  • Seja firme no “não” e efusivo quando quer que ele repita determinado comportamento.

linguagem e audição

  • Sempre que lhe oferecer um objeto/brinquedo, diga o nome deste, de forma correta;
  • Imite sons de animais e incentive-o a fazer o mesmo;
  • Continue a ler livros e ajude-o a virar as páginas.

coordenação motora

  • Coloque objetos num nível mais elevado, para que ele tenha de se levantar para o atingir;
  • Dê-lhe folhas para a mão para que possa amassar e rasgar.
  • Caixas/blocos/argolas para empilhar;
  • Bonecos/objetos de tamanho mais pequeno manipuláveis só com uma mão (mas que não caibam na boca);
  • Carros/objetos que possam ser puxados;
  • Caixas “pop-up”;
  • Livros com folhas grossas e flexíveis.

12º mês de vida

Lembre-se: é mais fácil alterar comportamentos incentivando os comportamentos corretos.
Utilize o “não” para quando precisa mesmo dele e nesse caso, não volte atrás na sua decisão!

Continue a estimular o desenvolvimento psicomotor, linguagem e outras competências mentais superiores.

linguagem

  • Continue a ler livros e cada vez que a criança verbalizar alguma coisa, mostre-lhe o seu agrado;
  • Enquanto faz as suas rotinas diárias, vá descrevendo o que está a fazer e aponte (com o seu dedo indicador e depois com o do seu filho), o nome dos objetos/pessoa a que se está a referir;
  • Apontar com o indicador é um sinal pré-linguístico muito importante, e ajuda o seu filho a comunicar com os outros, mostrando o que quer;
  • Quando a criança já conseguir nomear objetos ou pessoas (exemplo: papa, água, bola, mamã, papá), incentive-a a dizê-lo, sempre que for oportuno.
  • Caso esteja alterado, os pais serão contactados pelo Instituto Nacional Ricardo Jorge. Porém, devem sempre consultar o resultado no site oficial desta instituição, através da introdução de um código que é dado quando se realiza o teste (ver imagem) em www.diagnosticoprecoce.pt. Desta forma tem a certeza que a amostra foi recebida (o resultado deve estar visível entre a 1ª e 2ª semana).

desenvolvimento psicomotor

  • Coloque objetos em vários pontos elevados de modo a estimular a marcha;
  • Não use andarilhos, porque atrasam a marcha e propiciam acidentes graves;
  • Ofereça marcadores para ele segurar e rabiscar.

funções mentais superiores

  • Estando a criança com objetos nas 2 mãos, ofereça-lhe um terceiro e deixe que ela decida o que fazer;
  • Incentive-a a fazer uma brincadeira de cada vez e a explorar a brincadeira até ao fim.
  • De encaixar e de empilhar;
  • Com botões/alavancas que produzam diferentes acontecimentos;
  • Para manipular e ver flutuar durante o banho;
  • Instrumentos musicais simples (p.ex. xilofone).

Catarina S. Oliveira, Wilma Lopes, Raquel Zenha, Sofia Figueiredo